Quantcast
Channel: Bizstart » Maurilio Alberone
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

As vantagens do modelo freemium para as startups

$
0
0

Empreender na internet requer, como qualquer outra empresa, gerar receita. Seja através da venda de algum produto ou pela oferta de algum serviço, que manterá as despesas em dia e a capacidade plena de execução da equipe. Assim, você precisa criar valor de forma a atrair mais e mais usuários e clientes. Mas nem sempre as pessoas estão dispostas a pagar por um serviço antes de testá-lo. É nesses casos que se aplica o chamado modelo freemium.

Ele é quase um curinga quando se trata de encontrar formas para lançar uma startup. A empresa oferece algum formato de gratuidade, na esperança de que aqueles usuários (ou outros) sejam atraídos para um segundo modelo, pago. Esse, em geral, é chamado premium. Ou seja, ele pode ser usado para eliminar barreiras de entrada. Afinal, não é necessário pagar nada para começar a ser usuário. Sequer é necessário inserir os dados do cartão de crédito.

[contact-form-7]

É claro que, quando o valor de cada usuário é influenciado diretamente pela quantidade de usuários no serviço. Ou seja, o foco é aumentar o número de cadastros e de recorrentes utilizadores. Deve-se facilitar ao máximo o começo deles. Assim, não cobrar pode ser a melhor saída. Elevando o acesso e minimizando a dificuldade de um novo cadastro ser realizado.

Vamos ver como empresas consagradas usam esse modelo?

  • Hubspot: oferece um free trial (teste gratuito) por um tempo determinado;
  • Dropbox: tem uma versão básica gratuita e um modelo premium com oferta maior de capacidade de armazenamento de dados;
  • SurveyMonkey: oferece uma versão da ferramenta gratuitamente e, se o usuário quiser acesso a features mais complexas, precisa pagar;
  • Skype: tem boa parte das funcionalidades gratuitas e oferece serviços extra pagos.

 

É muito interessante ver que esse modelo deu certo para empresas que cresceram tanto. Contudo, apesar de ter ótimos pontos a favor, ele pode vir a não ser o melhor caminho para seu projeto.

Simples, mas não tanto

Oferecer funcionalidades gratuitas no começo permitem validar hipóteses e tirar uma ideia do papel de forma mais rápida. Afinal, não é necessário mais do que um básico MVP para que os primeiros utilizadores se interessem. Ao eliminar a necessidade de pagar para começar, o usuário entra e testa mais facilmente. Ele não estará preso a algum termo de uso, nem terá custo para conhecer o serviço. Basta se cadastrar, fazer login e usar. Simples.

Assim como pode ser mais simples o produto, ele não irá competir com outros serviços mais consolidados e já pagos do mercado. Ou seja, features simples e funcionalidades limitadas podem já ser suficientes para trazer os primeiros usuários. Assim, você pode desenvolver e entrar no mercado de forma mais rápida.

Ao não se preocupar com faturar logo. Será possível esquecer dos problemas operacionais relacionados a isso. Não precisará gerar nota fiscal, calcular o pagamento de impostos sobre vendas e outras diversas coisas. Terá mais liberdade de ação frente ao que quer para o produto. O foco será fazê-lo o mais legal possível e não ganhar dinheiro com ele.

A grande questão, muitas vezes, é afastar o fantasma das métricas de vaidade. Milhares de usuários são comuns em modelos freemium. Mas milhares de pagantes é o que realmente valida o modelo de negócios. Ou seja, é necessário que os empreendedores vejam no modelo premium a essência do negócio e usem a gratuidade como ferramenta de marketing.

A viabilidade do negócio passa pelo dinheiro que ele ganha menos os recursos gastos. O freemium pode fazer com  que a startup alongue o período em que fica sem faturar e isso tem que ser compensado de algum jeito, seja buscando investimento ou fazendo redução de custo, se a opção for pelo booststraping. Fique atento aos custos, mas se acredita que a estratégia é a melhor, vá em frente e boa sorte!

Na sua opinião, quais as vantagens do modelo freemium para quem quer tirar uma ideia do papel? Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários!

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images

Trending Articles